-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • terça-feira, janeiro 12, 2010

    O que elas andam a ler



    Caim – José Saramago
    Há muitas coisas neste mundo em que eu não acredito e muitas delas estão escritas como certas na bíblia. Aqui a algum tempo um grande escritor português, José Saramago, escreveu um livro sobre os acontecimentos descritos na bíblia em que critica tudo o que a igreja afirma como verdades.
    Quando o livro foi editado houve um grande alarido à volta do assunto, parecia que o escritor estava a ofender o mundo inteiro com as suas opiniões, mas ainda vivemos num país liberal portanto somos livres de nos expressarmos.
    Este livro vai acompanhar Caim, o primeiro filho de Adão e Eva que foram expulsos do jardim do Éden por terem comido o tal fruto proibido, ao longo da sua jornada, esta que lhe foi imposta por Deus que lhe surgiu após Caim matar o seu irmão Abel. Caim irá andar sem destino definido e encontrará muitas coisas que o irão perturbar, o que fará com que critique Deus ironicamente.
    A maneira de escrever de José Saramago costuma ser muito cansativa, mas confesso que até foi bastante fácil lê-lo, isto porque a história em si era interessante. Eu adorei ler este livro uma vez que a maneira como José Saramago retratou alguns dos acontecimentos inseridos na bíblia é bastante engraçada e irónica, que nos leva a pensar “Como é que algum dia pudemos acreditar nisto?”, esta é uma obra que é para ser lida consoante o tom irónico com que o autor escreve porque se a lermos seriamente não iremos perceber muitas das críticas presentes.
    Devo desde já dizer que não tenho nenhuma parte preferida em concreto, este livro tem uma dimensão fantástica ao longo de toda a história, só fiquei mesmo perturbada quando li as partes em que Deus supostamente pedia a algumas pessoas que sacrificassem outras por si mesmo! Mas como eu já disse toda esta história é uma crítica ao que a igreja tenta propagar há séculos e a obra não foi muito bem recebida por aqueles que idolatram uma figura que nunca viram e que para mim simplesmente nunca existiu, apenas foi criada para responder a questões que simplesmente não têm resposta.
    Aconselho-vos assim a ler este livro, é óptimo para nos divertirmos um pouco e percebermos o que se passa realmente nesta vida!

    Ema Sofia Baptista Gonçalves 12ºE Nº10

    Sem comentários: