-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • quinta-feira, dezembro 06, 2007

    O que eles escrevem





    Relato de viagem - Nova Zelândia


    por Salete Tavares


    Depois de 30 horas de voo, cheguei a um dos destinos mais incríveis e emocionantes da minha vida. Situado no sudoeste do Pacífico, e vizinho da Austrália, estão os nossos antípodas: a Nova Zelândia.
    Apesar das suas 2 ilhas cobrirem 266,200 km2, é um dos países com menor densidade populacinal do mundo. Nasceu de uma erupção vulcânica no fundo do mar, há 3 milhões de anos, e encontra-se instalado sobre 2 placas tectónicas móveis, o «cinto Pacífico Móvel», que o torna potencialmente num território em constante movimento.
    Os seus primeiros povoadores foram os Maoris, considerados os «Vikings do Pacífico». Vieram do leste da Polinésia, cerca de 1000 anos antes de chegarem os europeus, e chamaram Aoteoroa (terra de longa nuvem) a este país.
    ...
    Taupo é o lago criado por uma poderosa erupção vulcânica, há 250 mil anos. Uma extensão de 619 km2 cobertos de água, tão limpa e pura que se pode beber, formando o maior lago da Ilha Norte e que dá o nome à cidade que descansa nas suas margens.
    Ao longe podemos avistar o Monte Ruapehu, com o seu cume coberto de neve, sagrado para os Maoris, que serviu de cenário para a trilogia do «Senhor dos Anéis»…
    Para ler o texto integral:


    Sem comentários: