-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • terça-feira, abril 07, 2009

    Grandes autores na RTP

    2009-03-27 11:14:03
    Estreia

    Faz sentido falar de literatura em televisão? Contar a história dos livros em tv promove ou afasta os leitores dos livros? Será que é serviço público apresentar ao público de tv as obras portuguesas que são também do domínio público?

    ESTREIA: Sexta, 21h00, RTP 2



    Para ajudar à discussão, a RTP 2 estreia hoje (dia 27) em horário nobre a série Grandes Livros, produzida pela Companhia de Ideias. "Os Maias", de Eça de Queiroz; "O Delfim", de José Cardoso Pires; "Os Lusíadas", de Luís de Camões; "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco; "Navegações", de Sophia de Mello Breyner; "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto; "Sermão de Santo António aos Peixes", de Padre António Vieira; "Aparição", de Vergílio Ferreira; "Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa; "Sinais de Fogo", de Jorge de Sena; "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett; "Mau Tempo no Canal", de Vitorino Nemésio - estes doze grandes livros não cobrem a imensa riqueza da literatura em língua portuguesa, mas são obras de referência da nossa identidade. E agora passam a fazer parte da identidade audiovisual do país.



    São 50 minutos que incluem excertos das obras e dos enredos das vidas dos autores, em estilo biográfico, histórico e, surpreendentemente, apelativo. Boa televisão a aproveitar-se da melhor literatura para agilizar as mentes. Todas as sextas na 2.
    por: Grandes Livros

    Sem comentários: