-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • sexta-feira, novembro 30, 2007

    O que eles andam a ler!




    Este Diário retrata a vida de um professor, como tal é um juízo de valores.
    O Diário de Sebastião da Gama, fez-me despertar muitos sentimentos, que, por vezes, não transparecem de forma clara, mas na realidade estão presentes.
    Esta singularíssima alma entregava-se à vida, pois afirmava que o seu segredo era amar. A sua maneira de viver era diferente da do costume.
    O Diário de Sebastião da Gama, suscitou-me algo de curioso, pois fez-me reflectir sobre o facto das pequenas grandes coisas serem tão importantes na vida deste tão célebre poeta na obra como na vida, e que para “nós”, por vezes passa-nos ao lado.

    «O Poeta beija tudo, graças a Deus...E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade...E diz assim: É preciso saber olhar...E pode ser, em qualquer ideia, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos...E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás...E perde tempo(ganha tempo...) a namorar uma ovelha... E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso...E acha tudo importante... E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim...E reparou que os homens estavam tristes...E escreveu uns versos que começavam desta maneira:
    “O segredo é amar”...
    Este é um dos excertos, entre outros, que mais gostei de ler...
    Ana Margarida Lopes
    11º Ano - Acção Social

    1 comentário:

    DeN¡ disse...

    yeH
    XaLe!!

    A minha miuda sabea toda pah!
    =)