-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • segunda-feira, dezembro 14, 2015

    DEZEMBRO - PROJETO ROTAS DA FELICIDADE - CONFERÊNCIAS: FELICIDADE E DEPRESSÃO" e "COMPETÊNCIAS PARA A FELICIDADE"


         Hoje tiveram lugar na Sala dos Grandes Grupos, afeta à Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Vila Real de Santo António, enquadrada no Projeto Rotas da Felicidade, as Conferências do Doutor Tiago Pita e da Doutora Leonor Viegas, investigadores no CEFI da Universidade Católica Portuguesa. O evento contou, também, com a presença do Doutor Vitor Junqueira (Presidente do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António), do Doutor Jorge Dias (professor de Filosofia e responsável pela orientação filosófica deste Projeto), da aluna Cátia Pereira (em representação dos alunos da turma do 11.º F, responsável pela apresentação dos conferencistas) e da professora Celina Alves (professora bibliotecária e coordenadora do projeto).
            Além da participação dos alunos e dos professores envolvidos no projeto - turma do 11.º F, de alunos do 10.º A, do 10.º B e do 10.º C de Ciências e Tecnologia e do 10.º F de Humanidades, professora Carla Madeira (de Inglês) e docente Conceição Pires (de Português) - muitos dos quais presentes nesta atividade, também, estiveram presentes muitos professores deste estabelecimento de ensino que se inscreveram para participar no evento com as suas turmas .






       O assunto da primeira conferência da manhã, apresentada pelo Dr. Tiago Pita, centrou-se na temática "Felicidade e Depressão"e, ainda que o tema seja de difícil compreensão e aceitação pela sociedade em geral, o espírito jovial  do conferencista conduziu a abordagem de forma alegre, com o objetivo primordial de passar a mensagem aos alunos: saberem fazer a identificação dos sintomas da doença e, com os familiares e os amigos, poderem, e deverem, colaborar para que estes doentes possam ultrapassar os episódios de depressão.




        O segundo tema, abordado pela Dr.ª Leonor Haydée Viegas"Competências para a Felicidade" pretendeu envolver a comunidade (cidade, lugar, escola) no processo de participação coletiva nestas praticas, pelo que fez referência ao Clube dos Construtores de Felicidade, que consiste num Programa de Educação Social desenvolvido para grupos de jovens (associações, clubes desportivos ou outros), professores, educadores, entre outros e é constituído por uma série de dinâmicas que permitem de forma  prática, e por etápas a partir da identificação de um problema, "Transformar os sonhos em objetivos", e desenvolver a Rota para a Felicidade Comunitária.





         O Doutor Jorge Dias apelou, no final das apresentações dos oradores, à intervenção dos alunos e dos professores presentes e as perguntas não se fizeram esperar.

     

          A todos os presentes a Biblioteca Escolar agradece o contributo para este Projeto de Leitura e de Leituras que se insere no Projeto Leituras d´Oriente e d`Ocidente, que resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Fundação Oriente Museu.

          Deixa o teu parecer sobre esta atividade.

    Sem comentários: