-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • terça-feira, dezembro 15, 2015

    DEZEMBRO - 10.º CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DE ESCOLA


    AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE V.R.S.A.
    Biblioteca da Escola Secundária de V.R.S.A. – Ano letivo: 2015-2016

      Concurso Nacional de Leitura
    Obras para leitura na
    FASE DE ESCOLA

    Ensino Básico - 3º Ciclo 

    No próximo dia 20 de janeiro, na Biblioteca da Escola Secundária de Vila Real de Santo António, realizar-se-ão as provas eliminatórias da 1.ª fase da 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Este concurso tem como objetivo o prazer de ler, a importância dos livros e o contacto com os diferentes  autores. Tem vindo a ser desenvolvido conjuntamente pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) e com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP), e está aberto a todas as escolas do país bem como a escolas de português no estrangeiro.

    Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico que se queiram inscrever, do 7º ao 9º ano de escolaridade, irão responder a um questionário baseado na leitura autónoma da obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen e do conto O Suave Milagre, de Eça de Queirós, ambos integram o Plano Nacional de Leitura e constam da lista de obras e textos para a Educação Literária (metas de Português) para o terceiro ciclo.
    Concurso Nacional de Leitura


    Obras para leitura na
    FASE DE ESCOLA

     Ensino Secundário 

    Os alunos do Ensino Secundário que se queiram inscrever irão responder a um questionário baseado na leitura autónoma das obras Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett e Felizmente há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro, obras de referência da nossa cultura incluídas no Plano Nacional de Leitura para este grau de ensino.

    Todos os alunos presentes na fase interna irão receber um certificado de participação e os apurados para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura, um prémio em livros oferecido por uma editora.

    O júri da prova é constituído pela professora bibliotecária, professora Celina Alves e os docentes Lénia Gonçalves e Farinha Alves, elementos da Equipa da BE.

    A organização está a cargo da Biblioteca da Escola Secundária de Vila Real de Santo António e conta com a colaboração da Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Baixo Guadiana, professora Anabela Baptista.

    O Concurso Nacional de Leitura que terá lugar no dia 20 de janeiro, pelas 14.30 horas, na Sala dos Grandes Grupos, realizar-se-á em simultâneo para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e para os alunos do Ensino Secundário.

    Sem comentários: