-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • sexta-feira, março 05, 2010

    ACONSELHAMENTO FILOSÓFICO


    Maria João dos Santos das Neves nasceu em Moçambique em 1971. Doutorou-se em Filosofia em 2002 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com uma tese intitulada Passagens sobre o pensamento da filósofa espanhola contemporânea María Zambrano. É Professora Auxiliar do Instituto Superior Dom Afonso III (Inuaf) desde 1999 onde tem leccionado nas áreas da Ética e Estética. Escreve com regularidade para revistas científicas nacionais e internacionais entre as quais: Inuaf-Studia (Inuaf, Loulé), Aurora (Universidade de Barcelona), Antígona (Fundação María Zambrano, Málaga). Criadora do método de aconselhamento Filosófico RVP© - Raciovitalismo-Poético abriu o seu Consultório Filosófico em Tavira em 2006, vocacionado para o atendimento de adultos. Da metodologia RVP© destaca-se a original e eficiente Análise Fenomenológica de Sonhos.

    . Não esqueça, se gosta de livros e de Filosofia, desta vez, vamos até ao Aconselhamento Filosófico, uma vertente na Filosofia Prática, com a Doutora Maria João Neves. O convite está feito, esperamos por si!
    http://www.cfilosofico.blogspot.com/
    Não esquecer, dia 14 de Março de 2010 - 16:30h, em Faro, na Livraria Pátio de Letras, lançamento oficial do Livro: Método RVP (Raciovitalismo Poético, Prática Filosófica no Quotidiano).
    Texto Contra-capa

    A decisão de procurar uma aplicação prática e quotidiana para a filosofia, deveu-se a uma urgência interior.
    Inspirado na filosofia de María Zambrano, o método de aconselhamento filosófico RVP© (Raciovitalismo-Poético), pretende, como o próprio nome indica, colocar a razão ao serviço da vida e proporcionar à pessoa uma visão mais transparente de si própria por formaa permitir encontrar uma solução para os problemas que a atormentam.
    Os seis fragmentos de espiral do Método RVP© – circunstância; corpo; sensibilidade; entendimento; ser recebido; sonho – procuram dar conta da pessoa na sua complexidade, acolhendo-a de uma forma holística. Deste modo abre-se a possibilidade de harmonizar partes de si que por vezes se vivem de forma desencontrada: o que penso/ o que faço/ o que sinto. Este desencontro origina desgaste e sofrimento. O método RVP© constitui-se em facilitador do equilíbrio, em catalisador da desejável harmonia entre os fragmentos de espiral que compõem a pessoa.
    A Análise Fenomenológica de Sonhos é um dos aspectos mais eficientes desta prática, pois o sonho contém informação importante mas involuntária e, por isso mesmo, mais autêntica. Aquilo que de mais original existe nesta abordagem é que se pretende estudar os sonhos a partir da sua forma pura e não da interpretação do seu conteúdo. Este facto separa-nos desde logo das abordagens psicanalíticas do sonho. O capítulo dedicado a este tema deve o seu carácter experimental e prático às instituições, alunos, investigadores e clientes do meu consultório filosófico que muito amavelmente acederam colaborar no projecto de investigação Fenomenologia do Sonho Criador e autorizaram a publicação dos sonhos e respectivas análises que aqui se apresentam.
    (...)

    Sem comentários: