-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • terça-feira, outubro 27, 2015

    OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - ACONTECEU NA BE

    CHEGOU 
    Semana do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


    Hoje, dia 27 de outubro, no segundo dia desta Semana do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, realizou-se, na Biblioteca da Escola Secundária de Vila Real de Santo António, Encontro com o Planeta, com Professora Teresa Afonsouma iniciativa que integra o Projeto Ecoescolas, no qual a Biblioteca se orgulha de pertencer, e que constituiu uma parceria com a Escola Secundária de Tavira, Dr. Jorge Correia.



     A APRESENTAÇÃO DO FILME HOME O MUNDO É A NOSSA CASA, de Yann Arthus - Bertrand,  destinou-se aos alunos de Biologia das turmas: 10.º A, 10.º B e 10.º C do Ensino Secundário.









    Os docentes Alexandre Vieira e Rui Marques; Lénia Gonçalves; Ana M. Martins e António Macedo, acompanharam as referidas turmas no evento.

    No inicio da atividade, foi solicitado a todos os alunos presentes o preenchimento do guião do filme/documentário,  um documento elaborado pela Equipa da Biblioteca Escolar para o efeito, e que será objeto de análise pelos professores de Biologia e pela professora Bibliotecária deste estabelecimento de ensino para testar a recetividade do filme junto dos jovens.







    A professora Teresa Afonso convidou os presentes (alunos e professores) a consultarem, no seguimento do visionamento do filme "Home", o link: www.goodplanet.org onde poderão encontrar duas deliciosas curtas metragens, cuja essência da mensagem é a desertificação e o papel das florestas na sustentabilidade do planeta. Sugeriu, também, uma pesquisa através do nome do ambientalista Yann Arthus - Bertrand e do termo Presse, onde se pode encontrar artigos diversos sobre a agroecologia com ressalva especial para uma animação interativa sobre os alimentos com maior impacto ambiental, bastando para o efeito que se coloque o nome do alimento pretendido. Estende-se aqui o convite a todos aqueles que se interessem pelo impacto da Pegada Humana no Ambiente a fazê-lo se o desejarem.

    Por último, a professora convidada apresentou o Projeto Adopta Uma Planta, que será implementado na Escola Secundária de Tavira no presente ano letivo, e fez o convite aos presentes e através destes a todos os alunos e professores do nosso estabelecimento de ensino a desenvolverem também a ideia deste projeto na nossa escola e a partilhá-lo com ela.



    1 comentário:

    Maria Teresa Afonso disse...

    Estou profundamente grata à Escola Secundária de Vila Real de Santo António, designadamente na pessoa da Dra Celina Alves, professora bibliotecária, a oportunidade que me deu de participar neste magnífico evento e inclusivamente partilhar, com os jovens aí presentes, o conceito associado à campanha intitulada «Adota uma Planta». Estou certa que teremos uma boa recetividade por parte de alunos, professores e demais elementos da comunidade escolar e, lá para o final do inverno, estaremos seguramente em condições de partilhar resultados...
    A todos um Bem Haja, pela iniciativa e disponibilidade para intervir, em prol de um futuro sustentável para o Planeta, seja através da reflexão associada ao visionamento de documentários temáticos, seja através da pesquisa em torno destas questões, seja através da experimentação prática ou ainda através do trabalho de sensibilização... Todas as vertentes de ação são importantes e igualmente legítimas.