-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • quinta-feira, maio 14, 2015

    MAIO - PALESTRA DIETA MEDITERRÂNICA/ PATRIMÓNIO MUNDIAL E IMATERIAL DA HUMANIDADE

     Ocorreu, hoje, pelas 10 horas, na Sala dos Grandes Grupos a Palestra alusiva à Dieta Mediterrânica, coordenada pelo professor Paulo Silva, Projeto da Porto Editora, por um dos autores do manual escolar Viva a Terra! Ciências Naturais  9.º Ano, Ilídio André Costa.
    Esta apresentação enquadra-se na dinâmica do Projeto Ecoescolas no qual a escola aderiu no presente ano escolar. O professor Paulo Silva coordena este projeto em parceria com a Biblioteca Escolar de Vila Real de Santo António.
     

    A dieta mediterrânica foi classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

    Esta dieta é o resultado da geografia, do clima, da flora e da fauna típica da região que tem a cidade de Tavira como a sua comunidade representativa e apesar de Portugal não ser banhado pelo Mediterrâneo, partilha muitos destes traços e a alimentação tradicional tem as mesmas características.

    As trocas seculares, comerciais e culturais, entre os povos das duas margens do Mediterrâneo contribuíram para a difusão por toda a bacia deste mar das culturas, das festividades e das tradições, e dos hábitos alimentares, como o uso do azeite, o consumo abundante de cereais, legumes e frutas e a presença do vinho tinto a acompanhar as refeições.


     As turmas envolvidas foram acompanhadas pelos seus professores: 7.º A, professor Paulo Silva; 9.º A e 9.º B, professoras Ana Cristina Gomes e Patrícia Afonso10.º ano, 102PR - Técnico Auxiliar de Saúde, professor Victor Junqueira.
     
     

    Sem comentários: