-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • quinta-feira, março 19, 2015

    NOVIDADES - SEMANA DA LEITURA - TERTÚLIA "DAR À LÍNGUA COM POESIA"

    No 4.º dia da Semana da Leitura tivemos, pelas 10 horas, na Sala dos Grandes Grupos, a Tertúlia "Dar  à Língua com Poesia" com os Poetas do Baixo Guadiana e convidados. O evento dirigido aos alunos do 12.º ano, contou com a apresentação da professora Conceição Pires e a presença dos poetas Ana Francisco (ex aluna da escola), José Cruz, Pedro Tavares, António Cabrita e João Pereira (ex profes-sor da escola), em representação dos Poetas do Guadiana, acompanhados, no final da sessão, pelo cantor Luís Horta e a sua viola.




     Aqui, se fez referência ao lançamento da Primeira Coletânea dos Poetas, no próximo dia 21 de março, pelas 16 horas, na Casa do Sal, em Castro Marim e se apresentou uma amostra dos poemas dos autores.


    José Cruz iniciou a sua intervenção com um incentivo, aos alunos, de integração neste grupo "desde que (palavras do escritor) tenham alma de poeta". Leu os poemas de sua autoria "Em ano de eleição" e "A Sereia de Monte Gordo" da obra "Brumas de barra".


    Ana Francisco, na sua apresentação evidenciou a sua aproximação etária à da faixa dos alunos, explicou que escreve porque gosta de brincar com as palavras e que começou a escrever poesia no velho edifício desta escola, tendo sido aluna da professora Conceição Pires. Mencionou a heterogenidade de estilos, de formas de expressar as ideias e os sentimentos, dos 23 poetas (grupo composto por pessoas dos 18 aos 82 anos) e procedeu à leitura dos poemas: Artista (de sua autoria) e Poemas aos Poetas de João Pereira ( ao Paulo de Carvalho, ao Zeca, ao Sérgio Godinho, à Natália, ao Álvaro, ao O´Neill, ao Alberto e ao Ary).


    Pedro Tavares elogiou o grande feito da invenção extraordinária da escrita e leu os poemas "Os Lençois Transpirados no Chão" de sua autoria, "Quero" de Paula Laranjo e "Palavra Certa" de Manuela Sabino.


    António Cabrita procedeu à leitura de poemas seus "Há dias assim ...", "A quinta" e "O que vos prometo".


    António Aleixo cantou quadras suas na voz do Luís Horta
     e nas cordas da sua guitarra.




    A professora Conceição Pires finalizou a sessão, agradeceu a presença do grupo e enalteceu a importância do evento. Apelou aos jovens presentes, "com muita riqueza interior e potencial, (que) agarrem o convite (feito pelo grupo), independentemente do curso que frequentam, (que) escrevam e divulguem. É uma forma de contribuirem para esta memória coletiva que, no fundo, é a memória literária".


    Depois de Ana Francisco ter agradecido a postura correta dos alunos que participaram na Tertúlia, a saber (turmas 8.º B, 12.ºC, 12.ºD e 101 - Curso Desporto, acompanhadas pelas docentes Alexandra Livramento; Conceição Pires; Maria Hortense Correia e Karina Jesus), foram vários os alunos que deixaram os seus contactos . 


    Por último, os poetas ofereceram à Biblioteca Escolar um exemplar da obra que no Próximo Sábado será lançada.

    O escritor José Estêvão Cruz fez, também, questão de oferecer dois livros à BE.

    (Ver Publicação: NOVIDADES NA BE postada neste dia).





    1 comentário:

    pedro tavares disse...

    Excelente atividade. Parabéns!