-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • segunda-feira, março 16, 2015

    MARÇO - SEMANA DA LEITURA - SESSÃO COM A ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA E ESTUDO DA ORALIDADE

    No âmbito da Semana da Leitura (16 a 20 de março) teve lugar, pelas 11 horas, na Biblioteca Escolar, uma sessão com a Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade.

                                                           

    Dr Ruivinho Brazão

    Esteve presente o Doutor Ruivinho Brazão, acompanhado das Senhoras Almerinda (de Paderne) e Leonor (de Boliqueime)os Livros Vivos, conforme o Dr. Ruivinho faz questão de elogiar.
    D.ª Almerinda e D.ª Leonor
    O Doutor José Ruivinho Brazão é licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Literatura Portuguesa (especialidade Literatura Portuguesa Medieval) e tem realizado investigação no domínio da literatura tradicional oral popular desde a década de 60, na região do Algarve. 
    Nesta área, teve a oportunidade de contactar com poetas populares algarvios: os repentistas. Daí resultaram as seguintes publicações: em 1977, Em Cima do Mar, do poeta pescador Manuel de Brito Pardal, de Quarteira; em 1990, Sonhos de Emigrante, de Clementino Domingos Baeta, de Almancil e, em1993, Meus Versos Quem os Entende, de Martinho Rita Bexiga.

    O Presidente da APEOralidade é coautor, de Os Provérbios Estão Vivos em Portugal (2004) e Cancioneiro Tradicional Português (2008).

    Desde janeiro de 2003 é Presidente da Associação e investiu na criação do Grupo de poesia e cantares As Moças Nagragadas – que veio a integrar-se na Associação de Pesquisa.

     Fotografias da Sessão na Sala dos Grandes Grupos






     Professora Alexandra Livramento e alunos do 8.º B


     As turmas do 8.º B e 9.º B fizeram-se acompanhar
     pelas professoras  Ana Cristina Rosa  e Helena Araújo Araújo


    A D.ª Paula Afonso desempenhou o papel de
     assistente técnica do Dr. Ruivinho no decorrer do evento



    Os professores Celina Alves e Jorge Rosa
     foram os fotógrafos do momento


     O professor Farinha Alves fez o registo vídeo da sessão


    No final da atividade o  Dr. Ruivinho Brazão, apresentou o seu último livro 'Estão Vivas as Linquintinas Tradicionais em Portugal – Palavra, prazer e jogo na boca do nosso povo” a que se seguiu  a habitual sessão de autógrafos.
    Esta obra enquadra-se na ação de pesquisa do Património Imaterial que tem sido levada a efeito pela APEOralidade na região do Algarve. Contém mais de 1100 lengalengas e trava-línguas e aos dados recolhidos em Paderne juntam-se enunciados de outras comunidades, como as de Albufeira e Loulé.
    No próximo dia 19 de março está previsto o lançamento deste livro na Biblioteca Municipal de Loulé, com a apresentação do Doutor Pedro Ferré. Fica desde já formulado o Convite a todos quantos desejem participar.

    A Biblioteca Escolar adquiriu um exemplar desta obra para o seu acervo documental. (Destaque na postagem Março - Novidades: Livro e CD Audio da APEOralidade).


    Momento de Agradecimento da Equipa da Biblioteca Escolar aos presentes


     O habitual registo fotográfico para a posteridade


    Momento de Convívio entre as duas representantes das Moças Nagragadas
     e Jovens do 11.º ano na Cantina Escolar

    A sessão "soube a pouco", expressão popular expressa pelos alunos, que assistiram com muito interesse e satisfação ao 1.º Evento da Semana da Leitura (8.º B e 9.º C), e que, com o consentimento dos nossos convidados, solicitaram uma nova vinda à escola "com mais tempo" para partilharem, noutro convívio intergeracional, os conhecimentos e os saberes de transmissão oral.


    Sem comentários: