-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • segunda-feira, fevereiro 09, 2015

    FEVEREIRO - Novidades na BE

     "A Questão de Finkler"
    Livro oferecido pela Senhora Professora Sandra Madeira


    VENCEDOR DO MAN BOOKER PRIZE 2010

    Divertido, furioso, implacável, este extraordinário romance apresenta um dos mais brilhantes escritores da atualidade no seu melhor.

    Julian Treslove está em plena crise de identidade. Ele não tem uma opinião muito concreta sobre a circuncisão, o conflito entre Israel e a Palestina, ou os monumentos ao Holocausto - na verdade, sobre todo e qualquer aspeto da cultura judaica dos nossos dias. Mas o verdadeiro problema com a identidade de Julian é não ser judeu - não que esse pequeno pormenor o impeça de viver obcecado com o judaísmo.

    No início do livro Julian, de 49 anos, acaba de sair de um jantar com o seu colega dos tempos de escola Sam Finkler e do antigo professor de ambos, Libor Sevcik. Sam e Libor, ambos judeus, perderam recentemente as suas esposas. O passado de Julian com as mulheres é um pouco diferente: nunca se casou e tem dois filhos adultos que sempre ignorou. No meio dos seus devaneios, enquanto regressa a casa, acaba por ser assaltado por uma mulher que, ao partir, lhe chama Judeu - ou pelo menos foi isso que lhe pareceu ouvir.





    Howard Jacobson
    Howard Jacobson, de origem judaica, nasceu em Manchester, em 1945. 
    Os seus romances centram-se nas relações e comportamentos da sociedade judaica britânica, o que já levou a crítica a considerá-lo o "Philip Roth inglês". Diz, no entanto, e em jeito de ironia, preferir ser conhecido como o "Jane Austen judeu".
    Em paralelo com a escrita, foi também professor de Inglês no Wolverhampton Polytechnic do West Midlands, no Selwyn College e na Universidade de Sidney. Participou igualmente em vários programas televisivos do canal britânico Channel 4. 

    A Questão Finkler, vencedor do Man Booker Prize 2010, é o primeiro livro do autor publicado em Portugal.





    Sem comentários: