-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • segunda-feira, fevereiro 09, 2015

    FEVEREIRO - PALESTRA COM A DOUTORA ILDA FIGUEIREDO - 100 ANOS DA GRANDE GUERRA E A LUTA PELA PAZ - Dia: 11 de fevereiro, às 9 horas, na Sala dos Grandes Grupos



      
    VIDA E OBRA DA DOUTORA ILDA FIGUEIREDO

    Maria Ilda da Costa Figueiredo iniciou a sua vida profissional como professora do Ensino Primário e licenciou-se, em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Nunca deixou de lecionar, tendo passado pela Escola Secundária Almeida Garrett e pelo Instituto Superior Jean Piaget, além de ter orientado ações de formação sobre Organização Pedagógica da Escola e Gestão de Escolas.
    Frequentou um mestrado em Administração e Planificação da Educação na Universidade Portucalense (1998) e o curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar, na Escola Superior de Educação do Porto.
    Foi Deputada à Assembleia da República (1979 e 1991), Vereadora da Câmara Municipal de Gaia (1983 e 1991), membro da respetiva Assembleia Municipal e Vereadora da Câmara Municipal do Porto (1994 e 1999).

    Na sua passagem pela Câmara Municipal de Gaia ficou associada, enquanto Vereadora do Ambiente, ao Projeto do Parque Biológico, vocacionado para a educação ambiental.
    Em 1999 foi eleita para o Parlamento Europeu como deputada, onde exerce os cargos de Vice-Presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, de Vice-Presidente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais e é Membro da Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros, da Delegação para as Relações com o Mercosul e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana e Membro Suplente da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica.

    OBRAS PUBLICADAS:

    ·         Antologia Filosófica. A reflexão filosófica do mito à razão dialéctica da acção e do conhecimento  (com Luísa Costa Gomes). Lisboa, Livros Horizonte, 1984.

    ·                Educar para a Cidadania. Alfragide,  Edições Asa, 1999. 

    ·          No Mar Não Há Árvores. Vila Nova de Gaia, Editora Ausência, 2003.  


       
                                
       Fontes de informação: 


                                      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilda_Figueiredo


    Sem comentários: