-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • segunda-feira, maio 25, 2009

    Miniaturas



    Obras-primas da arquitectura em Lego
    por JOÃO MOÇO
    Quando se assinalam os 50 anos da morte do arquitecto Frank Lloyd Wright, o Museu Solomon R. Guggenheim e a Casa da Cascata ganharam nova vida em miniaturas da Lego
    Com certeza que muitos dos arquitectos e designers dos nossos dias em tempos brincaram com peças da Lego e com elas construíram os mais variados objectos. A partir de agora será possível construir dois dos mais emblemáticos marcos arquitectónicos da história, o Museu Solomon R. Guggenheim, que celebra 50 anos, e a Casa da Cascata, que este ano comemora 75 anos desde a sua construção. Estas duas obras-primas do arquitecto norte-americano Frank Lloyd Wright ganham assim uma nova vida através de uma recente parceria entre a Lego, o designer Adam Reed Trucker, da Brickstructures, e a Fundação Frank Lloyd Wright.
    Esta iniciativa vem assim na continuação do lançamento no ano passado de uma nova linha de produtos da Lego Architecture, que transforma edifícios arquitectónicos marcantes em miniaturas da Lego.
    A miniatura do Guggenheim foi lançada quando foi inaugurada a exposição que marca os 50 anos desde a morte do arquitecto, a 15 de Maio, no mesmo museu, em Nova Iorque. A réplica desta obra de Frank Lloyd Wright tem 208 peças e já se encontra à venda no site da Brickstructures por 28 euros.
    Já a Casa da Cascata será comercializada apenas a partir de finais de Junho. O sósia em Lego deste edificio arquitectónico, construído em 1934 no sul da Pensilvânia por cima de uma cascata de água, irá custar cerca de 71 euros e contém 811 peças.
    Desta forma, a partir de agora existe uma nova forma de aprender a história da arquitectura.

    Sem comentários: