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  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • quarta-feira, outubro 19, 2016

    OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR - DIA DA ALIMENTAÇÃO


     No dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.

    A Biblioteca Escolar assinalou esta data com uma pequena exposição dos livros temáticos existentes na BE e com alguns materiais disponibilizados pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

     


    Confira as dicas do Ministério da Saúde para incorporar na alimentação do seu dia-a-dia e de toda a sua família. 

    Verifique os 10 passos para promover uma alimentação saudável:

    1. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. 

    2. Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia. 

    3. Reduza o consumo de sal. 

    4. Reduza o consumo de alimentos gordurosos. 

    5.Faça pelo menos 4 refeições por dia.

    6. Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis.
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    7. Consuma com moderação alimentos ricos em açúcar.

    8. Aprecie sua refeição e coma devagar. 

    9. Beba água! 

    10. Seja ativo! 

     Conheça os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica em Portugal 



    1. Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base preparados que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas;
    2. Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de alimentos de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosas;
    3. Consumo de produtos vegetais produzidos localmente, frescos e da época;
    4. Consumo de azeite como principal fonte de gordura;
    5. Consumo moderado de laticínios;
    6.  Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal;
    7. Consumo frequente de pescado e baixo de carnes vermelhas;
    8. Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais;
    9. Água como principal bebida ao longo do dia;
    10. Convivialidade à volta da mesa.


    Conheça as razões porque deve consumir uma mão cheia de leguminosas.


    A iniciativa “1 mão cheia de razões para consumir leguminosas”, pretende levar os portugueses a aumentarem a ingestão deste alimento.
     Devemos  ingerir uma porção diária equivalente a três colheres de sopa de leguminosas secas (ex., feijão) ou frescas (ex., ervilhas) cozinhadas porque são um produto económico e variado e benéfico para a saúde.
    Existe uma grande diversidade de leguminosas.
    Consulte esta lista.
           Os Grãos
    • Feijão azuki
    • Feijão branco
    • Feijão manteiga
    • Feijão encarnado
    • Feijão-frade
    • Feijão Catarino
    • Feijão preto
    • Grão-de-bico
    • Lentilha
    • Ervilha
    • Fava
    • Tremoço
    As Oleaginosas
    • Soja
    • Amendoim
                Aprenda a comer para Viver Melhor.

    Passe na BE, até ao final do mês de outubro, e consulte os materiais que  colocamos à disposição.

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