-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • quarta-feira, junho 08, 2016

    JUNHO - II CONCURSO DE LEITURA DA REDE DE BIBLIOTECAS DO BAIXO GUADIANA



      Ocorreu ontem, dia 7 de junho, o II Concurso de Leitura da Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana, no Espaço Guadiana, em ALCOUTIM.


      Os objetivos deste Concurso, promovido por este grupo constitudo por 7 Bibliotecas Escolares (E./B. 2/3 D. José I; E.B 2/3 de Monte Gordo; E.B 2/3 de Castro Marim; E.B 2/3 de Martim Longo; E.B. 2/3 de Alcoutim;  E.B. 2/3 Infante D. Fernando e Escola Secundária de Vila Real de Santo António), visaram reforçar as práticas de leitura lúdica e autónoma dos alunos; favorecer a competição saudável entre pares e premiar o empenho e o investimento da leitura feito pelos alunos ao longo do ano.


       Os participantes no concurso foram os mesmos que representaram as suas escolas na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, 3.º Ciclo e Ensino Secundário e os seus suplentes, num total de cinco alunos por escola.


      A obra de leitura proposta foi o livro de ficção "As Três Mortes do Lobisomem e Outras Rebeldias" do escritor Carlos Brito.



        O evento contou com a presença do simpático escritor, que se considera um escritor amador e essencialmente um político, e que, no seu modo calmo e naturalmente acessível, conversou de uma forma simples com os alunos sobre a construção do imaginário sobre a realidade no conto que serviu de pretexto para a realização de dois dos três momentos da prova (escrita e leitura em voz alta), inspirada nas memórias dos momentos em que a sua avó lhe pincelava a figura carismática do D. Miguel, tão referenciada na localidade. 


         O nosso agradecimento vai para a Câmara Municipal de Alcoutim que acolheu e financiou a iniciativa, na pessoa do seu Presidente, Osvaldo Gonçalves, da Doutora Manuela Palma, responsável da Cultura e dos seus Vereadores,

        O Júri foi constituido pelo Escritor Carlos Brito; pela  Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares do Baixo Guadiana, professora Anabela Baptista; pela Doutora Alexandra Cavaco, em Representação da Câmara Municipal de Alcoutim e pela Doutora Conceição Constantino, Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António.

        A iniciativa contou, também, com a presença dos Professores Representantes das Bibliotecas Escolares desta Rede (Pedro Tavares; Paulo Cavaco; Conceição Gaziba; Francisca Rolla; Filomena Andrade e Celina Alves),

          O aluno Miguel Cameselle Madeira da Escola Secundária de Vila Real de Santo António, obteve o 1.º lugar; o aluno Diogo Lourenço da E.B. 2/3 Infante D. Fernando obteve o 2.º lugar e a aluna  Ana Carolina Saboia da E.B. 2/3 de Castro Marim obteve o 3.º lugar.


       Contudo, todos os alunos estão de parabéns porque se distinguiram, nas suas escolas, por serem os melhores leitores.

          O momento pautou-se pelo convívio e pela boa disposição.


    Por isso, é com grande satisfação que sabemos que, 

                                                                     no próximo ano escolar,
                                                                                                                   haverá um

                                III Concurso de Leitura

     da Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana,

                                                      no Municipio de Castro Marim.


        

    Sem comentários: