-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • quarta-feira, novembro 25, 2015

    NOVEMBRO - ATIVIDADE DA BE : INICAÇÃO À FOTOGRAFIA DIGITAL

    A BIBLIOTECA ESCOLAR em parceria com A NAFA - ASSOCIAÇÃO E NÚCLEO DE AMIGOS FOTÓGRAFOS DO ALGARVE promoveu ontem, dia 2 de novembro, a atividade Iniciação à Fotografia Digital. O evento contou com os alunos da turma do 12.º D e a professora Mafalda Cavaco que leciona a disciplina de Oficina Multimédia.

     


       Esta primeira abordagem fotográfica, com os fotógrafos João Ribeiro, Presidente da Associação, e Nuno Coelho, partiu da visita à exposição de macrofotografia "INSIDE DEEP GARDENS" patente nas instalações da BE até ao final do 1.º período e abordou As Componentes Essenciais de uma Câmara Fotográfica: a câmara escura, o obturador, a objetiva e o diafragma, o material fotossensível; O Valor de Exposição: a sensibilidade; o tempo de exposição; a abertura de diafragma. De uma forma breve, objetiva e documentada com exemplos fotográficos foi mencionada a exploração da sensibilidade e a sua relação com o tempo de exposição e com o ruído digital; foi referida a exploração do tempo de exposição e a sua relação com o aspeto do movimento na fotografia; foi indicada a exploração dos diferentes fatores que influenciam a profundidade de campo: abertura de diafragma, distância ao objeto focado e distância focal das objetivas; foi proferida a exploração de situações de difícil controlo da exposição: fundos muito claros, fundos muito escuros, contraluz...

    O assunto não se esgotou nesta iniciativa onde os fotógrafos, além da apresentação teórica, se desdobraram em exemplificações e responderam às questões colocadas pelos alunos. Por isso, em consequência desta atividade a Biblioteca Escolar irá promover com A Nafa, no mês de janeiro,  um Workshop aberto a toda a Comunidade Escolar (alunos, professores e auxiliares da ação educativa).



    Se está interessado inscreva-se no Workshop de iniciação à Fotografia Digital, venha conhecer as técnicas fotográficas e tirar partido da sua máquina.
    Pode fazê-lo no balcão de acolhimento da Biblioteca Escolar ou, se preferir, através da presente postagem neste blogue.

    Sem comentários: