-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • sábado, novembro 07, 2009

    Filme Inédito


    Um internauta britânico comprou na leiloeira online eBay uma lata antiga usada para guardar rolos de película e, ao abri-la, deu de caras com uma bobina de negativos intitulada “Charlie Chaplin in Zepped”. Tudo indica tratar-se de um filme desconhecido e não catalogado de Chaplin, feito com intenções propagandísticas durante a primeira guerra mundial.
    Morace Park, residente em Henman, Essex, Reino Unido, contactou um amigo, John Dyer, que tinha exercido um cargo de responsabilidade no comité britânico de classificação de filmes e, juntos, tentaram tirar a limpo a importância do achado.
    Segundo o jornal The Guardian, o filme, de sete minutos, mistura sequências de Chaplin e animação.
    “Começa com imagens reais de Chaplin - descreveu Park - Depois transforma-se numa cena onírica. Vemos um Zeppelin a fazer um bombardeamento. E então vemos Chaplin Chaplin a controlar o Zeppelin, na altura um poderoso instrumento de terror”.
    Park e o amigo concluíram que o filme, de nitrato, em 35 milímetros, é uma peça de propaganda destinada a esbater na população o receio dos ataques aéreos, que tinham começado a ser lançados pela Alemanha contra a Inglaterra a partir de 1915.
    Segundo The Guardian, uma outra pista para determinar a data e a origem do filme foi dada por uma referência encontrada em películas da empresa cinematográfica Essanay, para a qual Chaplin trabalhou.
    Michael Pogorzelski, director do arquivo da Academia de artes e ciências do cinema, o organismo responsável pelos Óscares, já viu o filme e qualificou: “É uma descoberta extremamente interessante. É um filme desconhecido e não catalogado de Charlie Chaplin.”

    Sem comentários: