-

  • Biblioteca Escolar - Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  • domingo, janeiro 06, 2008

    O que eles andam a ler!


    O livro que acabei de ler.

    Gosto de ler, sobretudo ensaios, embora leia também romances (há meses que estou a ler o Dom Quixote do Cervantes, mas avanço devagar). O último livro que acabei de ler intitula-se Os Logocratas.

    Trata-se de um livro que contém diversos textos inéditos de George Steiner, ensaios, entrevistas e uma novela. Steiner é um homem do século XX - nasceu em 1929 – tendo escapado por um triz com a sua família judia ao Holocausto, ao sair de Paris para a América em 1940, ano em que os Nazis ocuparam a França onde ele residia. Actualmente Steiner é um dos mais eminentes intelectuais da Europa e da América, e ensina literatura comparada e poesia nas universidades de Oxford e de Harvard.

    Nos Logocratas expõe as suas concepções acerca da linguagem (logos), da arte, dos mitos, da religião, da filosofia e da sua relação com o livro. Na verdade, é em grande parte um livro sobre livros. O que podemos procurar e encontrar nas obras de Steiner? Referências culturais, históricas, filosóficas… acima de tudo referências. Steiner é como um anfitrião que nos conduz no mundo dos livros, da cultura, da arte e da filosofia. Aponta-nos caminhos, facilita-nos a busca, desperta-nos a curiosidade, e impele-nos a prosseguir pelo nosso próprio pé, por nossa própria conta e risco.

    Termino com duas citações que sublinhei (a lápis), entre muitas outras:

    Precisamos mais do que nunca do livro, mas também os livros precisam de nós.

    Foi por isso, meus amigos, que viemos a Medellín, a fim de partilharmos convosco a alegria e o mais potente dos narcóticos que o homem conhece: a esperança.

    Saudações bibliófilas e boas leituras.

    António Manuel Coelho Duarte.

    Sem comentários: