Integrado na Semana da Leitura, no dia 17 de março (quinta-feira), entre as 9 e as 10 horas, na Sala dos Grandes Grupos, ocorreu o ENCONTRO COM O ESCRITOR FERNANDO PESSANHA para a APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A DEVOTA E A DEVASSA".
Esta atividade, promovida pela Biblioteca Escolar, contou com o envolvimento das turmas: 10.º B; 11.º A; 11.º B; 11.º C; 12.º A e 12.º B e os professores que acompanharam estes alunos foram respetivamente: Lénia Gonçalves (Inglês); Helena Mesquita (Físico-química); Adriana Gonçalves (Filosofia); Anabela Quaresma (Inglês) e Isabel Agostinho (Espanhol); Maria da Luz Gomes (Português) e Ana Sousa (Matemática).
Num modo informal o autor e historiador enquadrou a ação da obra no tempo e no espaço histórico (Portugal no século XVIII) apelando, sempre, aos conhecimentos aprendidos pelos alunos sobre a História Nacional e Local.
Assim, concluiu, que a juventude dos protagonistas desta Novela Picaresca (porque o número de páginas não é suficiente para ser Romance) ocorre no reinado de D. José e a vida adulta dos três personagens no reinado de D. Maria.
A referência na obra a três factos, pouco conhecidos, da História Portuguesa permitem deduzir que estamos no Portugal da segunda metade do século XVIII. São eles: A Guerra Fantástica; As Novas Conquistas da Índia e A Guerra dos Doidos.
O historiador deu a conhecer aos presentes (alunos e professores) cada um destes episódios históricos e ressalvou o caracter satírico, irónico e pedagógico da obra que apresentou.
Depois do enquadramento histórico e da breve explicação dos padrões sociais da época, passou à caracterização física e psicológica das personagens que espelham, inevitavelmente, a sociedade da centúria de setecentos.
Mais perto do fim da atividade, desafiou os alunos a participar com ele (no papel de narrador) numa leitura expressiva de um excerto da obra.
Coube aos alunos do 11.º ano os papeis de D. Nuno de Mascarenhas e de D. António Correia de Vasconcelos.
A assistência ouviu com um sorrisinho divertido a leitura do excerto escolhido.
No final do evento o autor ofereceu à BE um exemplar desta obra.
A Biblioteca Escolar agradece ao escritor que aceitou os convites da BE - o último no passado dia 11 de março para uma Apresentação sobre Os Castelos e Fortificações dos Concelhos de Castro Marim e de Vila Real de Santo António e o primeiro para uma Conversa com os alunos do Ensino Secundário que teve como referência a sua obra "Subsídios para a História do Baixo Guadiana e dos Algarves Daquém e Dalém-mar", em outubro de 2015, para Comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a sua participação na Semana da Leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário