quarta-feira, maio 12, 2021

VISITAS ÀS EXPOSIÇÕES PROMOVIDAS PELA BE

 

Ao longo do presente mês de Maio, várias foram as turmas e os professores que visitaram as exposições patentes na Biblioteca Escolar.

A turma 114, acompanhada pela professora Susana Girão, visitou a EXPOSIÇÃO DE TAMPOS DE LATAS DE CONSERVAS, da Biblioteca Municipal de VRSA.

A Guia da exposição foi a professora Olívia Valente.




Os alunos do 7.º A, do 9.º A e 9.º B, acompanhados pelo professor Satiro Louzeiro também visitaram a EXPOSIÇÃO DE TAMPOS DE LATAS DE CONSERVAS.

O Guia da exposição foi o professor Satiro Louzeiro, uma vez que se trata de um elemento da equipe da Biblioteca Escolar. 





Como a exposição alusiva à Indústria Conserveira de Vila Real de Santo António foi muito elucidativa, todos os alunos se interessaram muito pelo evento.

Também os alunos da Unidade de Ensino Estruturado consideraram a exposição muito bonita e gostaram imenso de todos os tampos de latas de conserva.
Surpreendidos, mencionaram que não faziam ideia de que existiam tantas latas de conserva.

As turmas do CEF 19 e 20 (acompanhadas pelos professores Alexandra Livramento e Carlos Cunha), do 114 (acompanhada pela docente Susana Girão) e do 9.º A e 9.º B (acompanhadas pelo professor Satiro Louzeiro) visitaram a EXPOSIÇÃO POESIA DE ABRIL - 25 POEMAS.

Os discentes gostaram e participaram na atividade, organizada pela Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, que teve como objetivo proporcionar a análise e o estudo de documentos relevantes.

 A atividade foi complementada com uma exposição de obras existentes na Biblioteca.

As turmas do 7.º A e /.º B (acompanhadas pela professora Sandra de Jesus), 9.º A, 9.º B e 9.º C (acompanhadas pelo docente Satiro Louzeiro), do 10.º B e 10.º E (acompanhadas pela professora Cláudia Mendonça) e do 11.º D (acompanhadas pela professora Alexandra Livramento e Carlos Cunha) visitaram a EXPOSIÇÃO JOSÉ AFONSO - GEOGRAFIAS DE UMA VIDA







Esta exposição, relativa à vida e obra do canta autor José Afonso, instigou à curiosidade dos alunos que a visitaram. Foi também interessante, na opinião da professora da disciplina de Música, Sandra de Jesus, acompanhar a exposição com algumas das canções referidas nos cartazes, fazendo o percurso do Nacional-cançonetismo (expressão utilizada, em termos musicais, para definir as canções e o tipo de música ligeira em Portugal) até à música de Intervenção ou de Protesto (muito popular nos últimos anos do Estado Novo e que tinha o intuito de chamar a atenção do ouvinte para um determinado problema social, político ou económico). 




As turmas do 8.º A (acompanhadas pela professora Sandra Madeira) e do 124 (acompanhadas pelo professor José Cardeira) visitaram a EXPOSIÇÃO MIGRAÇÕES E DESENVOLVIMENTO. Os alunos envolveram-se no evento e receberam alguns roteiros de apoio  e esta exposição itinerante da Caritas Portuguesa que pretende um melhor entendimento entre a relação desenvolvimento sustentável universal e migrações, o papel das migrações na UE e nos países em desenvolvimento e a contribuição da UE através da cooperação para o desenvolvimento. 


Sem comentários: