terça-feira, março 12, 2019

MARÇO: SEMANA DA LEITURA 2019 - ENCONTRO COM A ESCRITORA PAT. R.

A Semana da Leitura 2019 abriu na Biblioteca da Escola Secundária de VRSA com a presença da escritora Patrícia Ribeiro, mais conhecida por Pat. R., e a apresentação do seu último livro  Os Homens Nunca Saberão Nada Disto. 



Nas três sessões de apresentação da obra estiveram presentes às 10 horas os alunos das turmas 10.º H, 12.º E, 12.º C e 102 (acompanhados pelas docentes Elisabete Tomás, Carla Madeira e Gabriela Dias ), às 13.55 h os alunos das turmas 10.ª E, 12.º C e 12.º E (acompanhados pelas professoras Carla Mourão e Gabriela Dias) e às 14.55 h os discentes das turmas 11.º D e 12.º D (acompanhados pelos docentes Rui Rebelo, Tânia Martins e Carla Mourão).



  

 Quanto à apresentação, a organização do romance foi explicada detalhadamente, tendo a autora dado particular ênfase à simbologia que une as personagens ao longo do enredo: música, tempo (em que o fim depende do início e a história é contada, pelos 18 hipotéticos filhos de Ian, imerso nas canções de Led Zeppelin, e Jeannette, uma sonhadora fascinada pelas línguas mortas neste sentido) e o Mount Shasta (localizado no estado da Califórnia).

O livro de extras  ou romance gráfico que acompanha a obra inclui dois tipos de conteúdos: a recriação de elementos que são reais no universo da história e as diferentes interpretações das onze personagens constantes, feitas por 23 ilustradores portugueses e internacionais. 

Entre estes documentos, insere-se a árvore genealógica da família, o álbum de fotografias, com fotografias recriadas da história e o CD que é lançado pelo protagonista (contou com a colaboração de 2 músicos). Os restantes capítulos do romance gráfico dedicam-se à reinterpretação das onze personagens pelos diferentes artistas convidados para o projeto.

Durante a apresentação, esclareceu o processo criativo dos ilustradores e mostrou como os vários materiais utilizados e as abordagens conseguem criar interpretações diferentes da mesma personagem.




Os alunos entusiasmados com a conjugação das leituras provocadas pelas artes presentes na obra (literárias, musicais e ilustrativas) acenderam o debate com as diversas questões que desejaram colocar. 



No final da última sessão, a autora manifestou a sua satisfação por ter participado neste evento, em que os alunos se revelaram muito interessados e participativos, e demonstrou a sua surpresa com os trabalhos produzidos e apresentados pelas turmas do 11.º e 12.º ano inspiradas  em excertos da obra, apresentada nesta biblioteca no ano letivo transato.







Por isso, a escritora lançou um novo desafio a estes alunos: a recriação da capa de capítulo em diferentes suportes: pintura, desenho, música, teatro, dança...
Deixou-lhes a promessa de partilhar os trabalhos nas suas redes sociais.





Sem comentários: