Foi celebrado no dia 8 de março, nas duas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, o Dia Internacional da Mulher que contou com a presença de Jacinta Charneca do MDM - Movimento Democrático das Mulheres.
Esta evocou as raízes históricas associadas à luta das mulheres trabalhadoras por melhores salários e condições de trabalho e por direitos sociais e políticos e os alunos puderam assistir ao visionamento de um vídeo e participar nos debates.
Estiveram presentes muitos alunos (9.º C, 10.º D, 11.º C, 124, 126, 111, 113 e 114), acompanhados pelos professores Blanca Marques, Cristina Rodrigues, Ana Margarida Martins, Cláudia Marcelino, Isabel Figueiredo, João Brito, Carla Madeira e José Cardeira, na sessão que se realizou na Escola Secundária de VRSA, e duas turmas (9.º E e 9.º F) com as docentes Cidália Alves e Sónia Bernardo, na sessão que ocorreu na Escola E.B. 2/3 Infante D. Fernando.
Em conjunto, alunos e professores, refletiram sobre a razão da existência deste dia que se espera que, num tempo não muito distante, não seja preciso evocar, por se ter alcançada a igualdade na vida, a eliminação das desigualdades, das discriminações e violências sobre as mulheres.
Os participantes foram convidados a visitar as exposições alusivas patentes nas bibliotecas do agrupamento
- Dia Internacional da Mulher Um Século de Luzes e Sombras (MDM), na ESVRSA,
- Maria Lamas (MDM), na EB 2/3 IDF.
- Maternitas (pinturas de Carla Mourão).
E as boas notícias estão aí! ...
O MDM prometeu voltar, em breve, às duas bibliotecas, para falar sobre o Problema da Violência no Namoro.
Sem comentários:
Enviar um comentário