terça-feira, novembro 03, 2020

NOVEMBRO - EL DÍA DE LOS MUERTOS

 O Dia dos Mortos é celebrado no México, nos dias 1 e 2 de novembro, embora, também, seja celebrado noutros países da América Latina. No dia 1 de novembro, segundo a tradição, as almas das crianças descem à Terra e no dia seguinte, descem as almas dos adultos.


 Um dos principais símbolos deste dia é a Catrina, que representa a mulher da alta sociedade, dos finais do século XIX princípio do século XX, que saía à rua com roupas rendadas, uma sombrinha de renda e um chapéu enfeitado com flores naturais e penas, demonstrando, assim, a sua supremacia social. A Catrina passeava pelas principais alamedas da cidade do México no penúltimo mês do ano. 

A flor de Cempasuchil é outro símbolo desta festividade. Conhecida como a flor dos mortos, a sua cor é laranja ou amarela. Esta flor é colocada nos cemitérios, em todos os degraus dos altares e, normalmente, é misturada com mirra e copal (incenso).

 Os altares mexicanos têm sete degraus, cada degrau simboliza as etapas que as almas dos mortos têm que passar para poderem ser purificadas e entrarem no reino dos mortos.

O altar Tzompantli consiste numa fila de crânios das pessoas sacrificadas e era feito em honra dos deuses. As tribos da cultura de Mesoamérica faziam-no furando o crânio nos parietais, como se pode comprovar numa das fotos expostas. A estrutura do altar tradicional era feita em madeira e, atualmente, os altares são construídos com uma estrutura de ferro e os crânios verdadeiros foram substituídos por simulações.

 Vem à Biblioteca Visitar o Altar dos Mortos que temos para ti.


Sem comentários: