O Dia dos Mortos é celebrado no México, nos dias 1 e 2 de novembro, embora, também, seja celebrado noutros países da América Latina. No dia 1 de novembro, segundo a tradição, as almas das crianças descem à Terra e no dia seguinte, descem as almas dos adultos.
A flor de Cempasuchil é outro símbolo desta festividade. Conhecida como a flor dos mortos, a sua cor é laranja ou amarela. Esta flor é colocada nos cemitérios, em todos os degraus dos altares e, normalmente, é misturada com mirra e copal (incenso).
Os altares mexicanos têm sete degraus, cada degrau simboliza as etapas que as almas dos mortos têm que passar para poderem ser purificadas e entrarem no reino dos mortos.
O altar Tzompantli consiste numa fila de crânios das pessoas sacrificadas e era feito em honra dos deuses. As tribos da cultura de Mesoamérica faziam-no furando o crânio nos parietais, como se pode comprovar numa das fotos expostas. A estrutura do altar tradicional era feita em madeira e, atualmente, os altares são construídos com uma estrutura de ferro e os crânios verdadeiros foram substituídos por simulações.
Sem comentários:
Enviar um comentário