O Dia da Não Violência Contra a Mulher (25 de novembro) foi decidido por organizações de mulheres de todo o mundo reunidas em Bogotá, na Colômbia, em 1981 em homenagem às irmãs Mirabal, assassinadas a 25 de novembro de 1960 na República Dominicana.
Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas, proclama esta data como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Na nossa biblioteca está patente uma exposição de cartazes do MDM (Movimento Democrático das Mulheres), com 50 anos de existência ativa em Portugal.
A Campanha Mundial de Combate à Violência Contra as Mulheres estende-se até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Até essa data podes refletir um pouco, na nossa biblioteca, sobre as informações que constam nestes elucidativos cartazes de sensibilização ao tema..
O fenómeno da violência doméstica contra as mulheres abrange vítimas de todas as condições e estratos sociais e económicos e, em épocas de crise, a situação destas vitimas agrava-se.
Em Portugal, até ao dia 20 de novembro, registaram-se 24 assassinatos de mulheres (feminicídio) contra 20 registados durante o ano de 2017.
Em simultâneo, continua a decorrer a Campanha Maratona de Caras 2018 e a Campanha de assinaturas da Amnistia Internacional, em que as Bibliotecas Escolares do agrupamento tiveram todo o prazer em colaborar.
Na entrada das nossas instalações, descobre o cartaz e os folhetos VIVE + AQUI onde te é explicado como podes utilizar a aplicação que te pode ajudar a monitorizar situações de conflito e te disponibiliza ferramentas que permitem o acesso direto aos serviços de emergência.
Sem comentários:
Enviar um comentário