O Ensino do
Português
Autora: Maria do Carmo Vieira
"O Ensino do Português" salienta-se a existência de uma
certa pedagogia encarada como inovadora, mas que, na verdade, se baseia na
aplicação de teorias da educação ultrapassadas. Instalada oficialmente no
Ensino, desde 2003, reflectiu-se nos curricula, fomentando de forma leviana a
rivalidade entre «velho» (o que não é bem-vindo e não tem carácter lúdico) e
«novo» (o que é privilegiado por ser recreativo), com a consequente alteração
de vocabulário e de valores que caracterizam a «mudança» instituída e a validam
acriticamente como certa. Assim, exigência, força de vontade, desejo de
ultrapassar a dificuldade, de compreender e de saber foram substituídos em
bloco pela convivência com a facilidade e o sucesso garantido, mais não visando
que a obtenção de metas estatísticas. Esta situação atingiu todas as matérias
escolares, em particular a disciplina de Português, na qual se privilegiam
insensatamente o texto informativo e o texto utilitário, bem como a linguística
descritiva e tecnicista, em detrimento da literatura e da gramática normativa,
respectivamente. Não podem os professores, em cuja competência os alunos
depositam confiança, permitir que o Ensino continue refém dos ditames de
«especialistas da educação», cujas teorias conduziram, na prática, à degradação
da Escola Pública. Na selecção dos temas a tratar, a colecção obedece aos
princípios estatutários da Fundação Francisco Manuel dos Santos: conhecer
Portugal, pensar o país e contribuir para a identificação e resolução dos
problemas nacionais, assim como promover o debate público. O principal desígnio
desta colecção resume-se em duas palavras: pensar livremente.”
Este primeiro volume da coleção Ensaios da Fundação
foi oferecido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A Equipa da BE agradece.
Sem comentários:
Enviar um comentário