No âmbito da Semana da Leitura (16 a 20 de março) teve lugar, pelas 11 horas, na Biblioteca Escolar, uma sessão com a Associação de Pesquisa e Estudo da
Oralidade.
Dr Ruivinho Brazão
Esteve presente o Doutor Ruivinho Brazão, acompanhado das Senhoras Almerinda (de Paderne) e Leonor (de Boliqueime), os Livros Vivos, conforme o Dr. Ruivinho faz questão de elogiar.
D.ª Almerinda e D.ª Leonor
O Doutor José Ruivinho Brazão é licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Literatura Portuguesa (especialidade Literatura Portuguesa Medieval) e tem realizado investigação no domínio da literatura tradicional oral popular desde a década de 60, na região do Algarve.
Nesta área, teve a oportunidade de contactar com poetas populares algarvios: os repentistas. Daí resultaram as seguintes publicações: em 1977, Em Cima do Mar, do poeta pescador Manuel de Brito Pardal, de Quarteira; em 1990, Sonhos de Emigrante, de Clementino Domingos Baeta, de Almancil e, em1993, Meus Versos Quem os Entende, de Martinho Rita Bexiga.
O Presidente da APEOralidade é coautor, de Os Provérbios Estão Vivos em Portugal (2004) e Cancioneiro Tradicional Português (2008).
Desde janeiro de 2003 é Presidente da Associação e investiu na criação do Grupo de poesia e cantares As Moças Nagragadas – que veio a integrar-se na Associação de Pesquisa.
Fotografias da Sessão na Sala dos Grandes Grupos
Professora Alexandra Livramento e alunos do 8.º B
As turmas do 8.º B e 9.º B fizeram-se acompanhar
pelas professoras Ana Cristina Rosa e Helena Araújo Araújo
A D.ª Paula Afonso desempenhou o papel de
assistente técnica do Dr. Ruivinho no decorrer do evento
Os professores Celina Alves e Jorge Rosa
foram os fotógrafos do momento
O professor Farinha Alves fez o registo vídeo da sessão
No final da atividade o Dr. Ruivinho Brazão, apresentou o seu último livro “'Estão Vivas as Linquintinas Tradicionais em Portugal – Palavra, prazer e jogo na boca do nosso povo” a que se seguiu a habitual sessão de autógrafos.
Esta obra enquadra-se na ação de pesquisa do Património Imaterial que tem sido levada a efeito pela APEOralidade na região do Algarve. Contém mais de 1100 lengalengas e trava-línguas e aos dados recolhidos em Paderne juntam-se enunciados de outras comunidades, como as de Albufeira e Loulé.
No próximo dia 19 de março está previsto o lançamento deste livro na Biblioteca Municipal de Loulé, com a apresentação do Doutor Pedro Ferré. Fica desde já formulado o Convite a todos quantos desejem participar.
A Biblioteca Escolar adquiriu um exemplar desta obra para o seu acervo documental. (Destaque na postagem Março - Novidades: Livro e CD Audio da APEOralidade).
Momento de Agradecimento da Equipa da Biblioteca Escolar aos presentes
O habitual registo fotográfico para a posteridade
Momento de Convívio entre as duas representantes das Moças Nagragadas
e Jovens do 11.º ano na Cantina Escolar
A sessão "soube a pouco", expressão popular expressa pelos alunos, que assistiram com muito interesse e satisfação ao 1.º Evento da Semana da Leitura (8.º B e 9.º C), e que, com o consentimento dos nossos convidados, solicitaram uma nova vinda à escola "com mais tempo" para partilharem, noutro convívio intergeracional, os conhecimentos e os saberes de transmissão oral.
Sem comentários:
Enviar um comentário