sexta-feira, março 20, 2009

Primeiro livro de poesia para telemóveis



O Centro Atlântico, o mais antigo site de conteúdos para a Sociedade de Informação, apresenta, na próxima semana, uma proposta literária, sem dúvida, original. Um livro com 100 poemas de outros tantos autores portugueses, mas em linguagem e versão SMS, prontos para serem copiados e enviados via telemóvel. Os seus responsáveis apresentam o projecto como o primeiro livro de poesia em Portugal para telemóveis e decidiram chamar-lhe "A Alma Não é Pequena", que é como quem diz "a alma n e pekena".

Esta antologia, da responsabilidade do Centro Atlântico, o mais antigo site de conteúdos, propõe-se percorrer os dois últimos séculos da poesia portuguesa, escolhida e assinalada para caber numa só mensagem escrita, as conhecidas SMS`s. De Almeida Garret a Jorge de Sena, de Alexandre Herculano a O`Neill, passando por António Nobre, Camilo Pessanha, Texieira de Pascoaes, Mário de Sá-Carneiro, Manuel Alegre, José Luís Peixoto, Vasco Graça Moura, Sophia de Mello Breyner Andressen, António Gedeão, Natália Correia, Al Berto, Fernando Assis Pacheco, Francisco José Viegas, só para citar alguns dos 100 autores que integram o projecto.

O livro, com 128 páginas, terá um preço recomendado de 11 euros e estará à venda nos locais habituais (leia-se livrarias) a partir da próxima semana. O Centro Atlântico apresenta a sua obra como o primeiro livro de poesia em Portugal para telemóveis e a sua organização ficou a cargo de Valter Hugo Mãe e Jorge Reis-Sá, ambos com contribuições poéticas pessoais no livro.

O livro contém o poema inteiro, de onde a frase é retirada e, a negrito, a versão SMS que inclui o nome do autor e a obra da citação. Por exemplo: "E qt + t perco + t encntr/morrndo e renascndo e sp prnto/p em ti m encntrar e m prder/Manuel Alegre em ´Teoria do Amor`"; ou ainda "n sei q dia é pq t amo/Sebastião Alba em ´A Noite

Sem comentários: