Este é o Blogue das Bibliotecas do Agrupamento da Escolas de Vila Real de Santo António. Nestas páginas podes ler e-books, ouvir histórias, declamações e canções de autores de língua portuguesa, fazer pesquisas, ter acesso a tutoriais e recursos de apoio ao ensino. Estamos a trabalhar para disponibilizar o maior número de recursos possíveis. Fica atento às novidades.
segunda-feira, julho 21, 2008
"AS IDADES DO PENSAR"
MEMÓRIA DAS LETRAS
sexta-feira, julho 18, 2008
REVISTA SULSCRITO - CC ANTÓNIO ALEIXO
Para mais informações ir aqui.
quinta-feira, julho 17, 2008
Fundação Aga Khan e PNL
Com duração de três anos rede Aga Khan assina com o Governo protocolo de apoio ao Plano Nacional de Leitura
A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, que agrega sete agências de diferentes áreas, assinou hoje com o Governo português um protocolo de apoio ao Plano Nacional de Leitura que tem a duração de três anos. Segundo o protocolo, a Rede Aga Khan apoiará 300 escolas do ensino infantil e pré-escolar através da compra para as respectivas bibliotecas de livros no valor de 150 mil euros. Este protocolo é válido nos mesmos termos para 2009 e 2010.
Fonte da fundação Aga Khan, uma das sete agências que integram a Rede, afirmou que estes apoios não têm qualquer carácter confessional e visam apenas apoiar a primeira infância, o que tem sido uma das preocupações do príncipe Aga Khan, que celebra este ano o seu jubileu de ouro. A mesma fonte salientou o trabalho que tem sido feito nos bairros lisboetas da Ameixoeira e Alta de Lisboa e em Mira Sintra no âmbito do programa de desenvolvimento comunitário "Kcidade".
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, presente na cerimónia, salientou o "simbolismo" desta parceria com a Fundação Aga Khan e afirmou que, "quanto mais fundações e associações se unirem, mais arrastam outras". Segundo o ministro, "um milhão de crianças beneficia da intensificação de actividades ligadas ao Plano Nacional de Leitura".
Nazim Ahmad, em representação da Fundação Aga Khan, com a qual foi firmado o protocolo apontou a educação como uma das prioridades da Rede, que funciona em 30 países e na qual trabalham 60.000 pessoas. Ahmad sublinhou que "a primeira palavra de Deus ao profeta Maomé foi 'lê', que tem o símbolo 'iqra' patente nos logótipos de quatro das sete agências" da Rede criada pelo Príncipe Karim Aga Khan. "A promoção da literacia e do intelecto é um dos aspectos centrais da tradição de fé Muçulmana", disse.
Na assinatura do protocolo estiveram também presentes o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, o secretário de Estado adjunto da Educação, Jorge Pedreira, e a coordenadora do Plano Nacional de Leitura, Isabel Alçada.
quarta-feira, julho 16, 2008
Livros de papel na net
segunda-feira, julho 14, 2008
MICRO-FICÇÃO OU A BELEZA DA BREVIDADE
O MELHOR BOOKER PRIZE DE SEMPRE
segunda-feira, julho 07, 2008
Aqui há gato...
Casa Fernando Pessoa
Um universo plural
Inaugurada em Novembro de 1993, a Casa Fernando Pessoa foi concebida pela Câmara Municipal de Lisboa como um espaço público destinado a homenagear Fernando Pessoa e a sua memória na cidade onde viveu e no bairro onde passou os seus últimos quinze anos de vida, Campo de Ourique.
Possuindo um auditório, jardim, salas de exposição, objectos de arte, uma biblioteca exclusivamente dedicada à poesia, além de uma parte do espólio do poeta (objectos e mobiliário que pertenceram ao poeta e que são actualmente património municipal), a Casa Fernando Pessoa é também um pequeno universo polivalente onde, nos seus três pisos principais, se realizam colóquios, sessões de leitura de poesia, encontros de escritores, conferências temáticas, workshops, exposições de artes plásticas, sessões de apresentação de livros, ateliers para crianças, visitas guiadas, numa programação o mais possível diversificada.
Pub. em Os Meus Livros nº65
http//casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/