Os alunos da Turma 103 - Curso Profissional de Técnico de Receção, acompanhados pelos docentes António Condessa, Celina Alves e Rui Tavares, estiveram, hoje, dia 27 de maio de 2015, no auditório do Instituto Superior D. Afonso III, em Loulé, na 7.ª Edição do ENPAR - Encontro de Partilhas de Práticas Educativas de Cidadania, e mostraram a sua participação ativa e construtiva na vida da escola e da comunidade.
Os jovens partilharam o resultado da sua investigação, sobre o tema Tatuagens e Piercings, com um público numeroso, de diferentes faixas etárias e procuraram na abordagem, de forma sistemática, captar a atenção dos alunos mais jovens. De forma dinámica, ocuparam e movimentaram-se na sala, interagiram com o público e conseguiram canalizar o interesse e a participação do público infanto-juvenil, sem contudo deixarem de apresentar um trabalho sério, baseado no tratamento dos dados estatísticos, que tiveram por base os inquéritos elaborados e aplicados, por estes, aos alunos e aos encarregados de educação do concelho de Vila Real de Santo António, além de estimularem a reflexão dos presentes para as consequências destas práticas.
Também, os alunos da Escola E.B. 2/3 Infante D. Fernando (turmas do 6.º A, B e C) acompanhados pelas suas professoras (Ana Raquel Alves e Filomena Andrade) fizeram uma exposição oral do seu trabalho sobre A Pesca Massiva e a Aquacultura para a plateia.
Os alunos do 2.º ciclo em conjunto com os alunos do CEF- Curso de Educação e Formação - Operador Agrícula, acompanhados pelos seus professores (Gilberta Guerreiro, Jacinta Afonso, Luís Guimarães, Sandra de Jesus e Teresa Sequeira) apresentaram, numa sala do edifício, uma exposição documental digna de referência, com a colaboração de vários pescadores locais, intitulada A Pesca Tradicional, onde não faltaram os artefactos da faina do mar e uma demonstração ao vivo da preparação dos anzois no aparelho.
Uma vez mais, este encontro regional, que tem como objeto de trabalho as práticas educativas da cidadania transversais ao currículo e vividas pelas escolas, que se apresenta com grande atividade formativa e de intervenção social - neste programa de três dias (de 26 a 28 de maio) - permite mostrar o que de melhor se realiza nas escolas através dos seus alunos.
Os alunos receberam os aplausos merecidos
e houve, até, quem tenha experimentado
fazer uma tatuagem neste dia...