Este é o Blogue das Bibliotecas do Agrupamento da Escolas de Vila Real de Santo António. Nestas páginas podes ler e-books, ouvir histórias, declamações e canções de autores de língua portuguesa, fazer pesquisas, ter acesso a tutoriais e recursos de apoio ao ensino. Estamos a trabalhar para disponibilizar o maior número de recursos possíveis. Fica atento às novidades.
domingo, fevereiro 28, 2010
sexta-feira, fevereiro 26, 2010
Semana da Leitura
Maldita matemática
Realizou-se no passado dia 23 de Fevereiro na Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António, espectáculo de teatro destinado a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo, Ciclo "Cientificamente falando" - Maldita Matemática pela Companhia de teatro Dois Pontos.
A professora Assunção Pires e a professora Maria do Carmo Romão levaram uma turma de oitavo ano para assistir ao espectáculo
quarta-feira, fevereiro 24, 2010
APRESENTAÇÃO DA REVISTA NOVA ÁGUIA
Uma tarde com letras! No dia 24 de Fevereiro de 2010, pelas 17:00h, teve início na Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António, a apresentação da Revista Nova Águia nº4, da Zéfiro – Revista de Cultura do século XXI. Direcção de Paulo Borges, celeste Natário e Renato Epifânio. A apresentação esteve a cargo (na foto) do Director da Revista, Renato Epifânio e Maria Luísa Francisco (Membro do Conselho Geral). Uma revista com 208 páginas votada ao mundo lusófono, é capa de revista Teixeira de Pascoaes, com um cd inédito de Teixeira de Pascoaes “A Alma Ibérica”; Ensaio, poesia e outros temas com muito boa qualidade. Neste número conta com autores como Pinharanda Gomes, Paulo Borges, Luís Loia, António Cândido Franco, Samuel Dimas, Adriano Moreira, entre outros… Rubricas, páginas temáticas, poesia e tanto mais.
“Como é sabido, A Águia foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal, em que colaboraram algumas das mais relevantes figuras da nossa Cultura, como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Carneiro, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.
A Nova Águia pretende ser uma homenagem a essa tão importante revista da nossa História, procurando recriar o seu “espírito”, adaptado aos nossos tempos, ao século XXI, como se pode ler no nosso Manifesto. Inspirando-se na visão de Portugal e do Mundo de Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, a NOVA ÁGUIA assume-se como um órgão plural.”
Ficámos curiosos e fomos ver… no próximo número: “os 100 anos d’a Águia e a situação cultural de hoje”. Não se esqueça, tem aqui um manancial de Literatura e Filosofia.
Queres saber um pouco mais? Muito bem! Visita o blog aqui da Nova Águia. http://novaaguia.blogspot.com
domingo, fevereiro 21, 2010
UMA TARDE COM ALBERT CAMUS
O dia começou com Sol, maravilhoso, pensamentos ao alto... caminhos a percorrer e o lugar era na Livraria Pátio de Letras, em Faro - Algarve - Portugal - 20 de Fevereiro de 2010, pelas 16:30h. Uma tarde com Albert Camus, pelo 50º Ano de sua morte. Literatura e Filosofia um lugar para um encontro em prol de Camus. Sala cheia, toda a atenção era pouca e o entusiasmo eivava pelos neurónios, despertando o gosto pela Filosofia Prática, vertente que o Dr. Jorge Humberto Dias evidenciou, sublinhando os aspectos práticos da mesma em Albert Camus. Temas como o "Sentido da Vida", o "Suicídio", a "Felicidade", entre outros proporcionaram um debate ímpar. Leituras agradáveis de excertos das obras de Camus por Rui Monteiro e toda uma Palestra com a responsabilidade de Ana Clara Santos. Estive lá, observei e registei. E tu que pensas de todos estes eventos? Já pensaste na importância que a Filosofia tem na tua vida? Uma coisa é a Psicologia, outra a Filosofia. A Filosofia pode despertar-te soluções para os teus problemas que em ti estavam adormecidas... vais pensar pela via da razão, pela vertente racional.
Afinal, por aqui toda a assistência ficou a pensar nas situações, uma vez que tudo tem um propósito, uma razão de ser e certamente a Filosofia tem uma utilidade prática. Não? Ou não lhe encontras utilidade alguma? Se não, espero que sejas capaz de fundamentar, do mesmo modo face à sua utilidade. Bem, até já... procura dar resposta ao sentido da tua vida, o propósito de estares por aqui... e a vida num destes dias será o "nada" aquilo do qual não se poderá pronunciar o quer que seja, tal como antes do que eras quando ainda não eras.
Ver: Pátio de Letras
VRSA - Jorge Ferro Rosa - 21.02.2010
domingo, fevereiro 14, 2010
quinta-feira, fevereiro 11, 2010
Às Escuras o Amor
domingo, fevereiro 07, 2010
quinta-feira, fevereiro 04, 2010
quarta-feira, fevereiro 03, 2010
terça-feira, fevereiro 02, 2010
Rosa Lobato Faria morre br aos 77 anos
Rosa Lobato Faria morre aos 77 anos
Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa em Abril de 1932.
Poeta e romancista, o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997.
Em 1999, na ASA, publica A Gaveta de Baixo, um longo poema inédito acompanhado por aguarelas do pintor Oliveira Tavares.
O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999, Prémio Máxima de Literatura em 2000) e A Trança de Inês (2001).
Com os seus dois primeiros romances já traduzidos na Alemanha, a autora - hoje uma referência obrigatória na nova ficção portuguesa - viu recentemente o seu romance O Prenúncio das Águas publicado em França, com a prestigiada chancela das Éditions Métailié".
Subscrever:
Mensagens (Atom)