Este é o Blogue das Bibliotecas do Agrupamento da Escolas de Vila Real de Santo António. Nestas páginas podes ler e-books, ouvir histórias, declamações e canções de autores de língua portuguesa, fazer pesquisas, ter acesso a tutoriais e recursos de apoio ao ensino. Estamos a trabalhar para disponibilizar o maior número de recursos possíveis. Fica atento às novidades.
sábado, dezembro 16, 2006
quinta-feira, dezembro 07, 2006
ÚLTIMO DIA
terça-feira, novembro 14, 2006
quinta-feira, novembro 02, 2006
sexta-feira, outubro 27, 2006
VALE A PENA LER E RELER
Apresentação do livro O Último Papa
Quando um livro pede para ser apresentado, pede o nosso tempo, a nossa atenção. E silêncio também. Para ouvir os sentidos que se desvendam a partir dos contornos das letras e dos sinais.
Porém, outra voz se fez ouvir. Também. A do poeta Caeiro. Veio em meu auxílio. Juntos tentámos escutar os murmúrios, alguns mais perceptíveis do que outros. Vento suave que se erguia lentamente das folhas. Eis o que escutámos:
Aqui está um livro que incomoda. Como diria o poeta “Pensar incomoda como andar à chuva..
Este thriller cheio de suspense e acção parte de um facto real: a morte de João Paulo I. A intriga, desenvolvida num estilo vivo e dinâmico, gira à volta do motivo da sua morte, motivo esse que se afasta da verdade histórica. E ficamos a saber pela trama que a morte do Papa foi pensada, delineada e executada por outros. Portanto, não morreu de enfarte, como a verdade histórica nos faz crer. O que sabia este Papa de tão tenebroso? Que reformas tinha em mente para o Vaticano? Por que razão dispensou serviços de antigos servidores e requisitou outros?
Pensar incomoda como andar à chuva.
Sabemos ainda que o autor teve acesso a documentos que podem pôr em causa a verdade histórica. O que pensar, então? Que o autor não interpretou correctamente as fontes e brinda-nos com um final fantasioso e macabro? Ou serve-se da ficção para esconder a verdade ?
Pensar incomoda como andar à chuva”.
A escrita inquieta e inquietante desvenda mensagens muito incómodas que não chegaram a ver a luz do dia. A urgência de alguns objectivou-se num plano para silenciar Sua Eminência para sempre. E se tiver sido mesmo assim? Onde está o poder que quer viver submerso na sombra? Para onde nos conduz? Onde está a verdade? Onde se esconde a mentira?
Pensar incomoda como andar à chuva..
Que pensar de Deus que se mantém silencioso vendo os homens matarem-se enleados na própria teia? Que dizer do seu silêncio perante o dedo inquiridor dos homens?
O poeta ajuda-nos mais uma vez:
Pensar em Deus é desobedecer a Deus,
Porque Deus quis que não o conhecêssemos,
Por isso se nos não mostrou...
E acrescento eu: Por isso, escondeu-se no coração dos homens.
Pensar incomoda como andar à chuva
Que pensar sobre a religião? Que manipula o pensamento do homem para manter o poder sobre o próximo? Que nos atormenta com as penas infernais para nos manter acorrentados ao medo? Que manipula a informação para esconder comportamentos menos dignos?
Pensar incomoda como andar à chuva
No labirinto confuso do nossos pensamentos, no marulhar inquieto das dúvidas e das hipóteses há uma voz límpida que nos resgata e se impõe ouvir: “Religião? Quem é que falou em religião? Deus não tem nada a ver com isto.”
Profª Ana Luísa Cavaco
Foi um Êxito
Como se esperava, constituíu um assinalável êxito, o lançamento do livro "O Último Papa", na nossa Biblioteca, com a presença do autor.
Na mesa, para além do convidado (o autor) e da profª Isabel Neto, coordenadora da Biblioteca, tomaram lugar a profª Cristina Silveira, Presidente do Conselho Executivo que, como anfitriã, abriu a sessão e a profª Ana Luísa Cavaco que cumpriu o encargo de apresentar a obra, lendo um belo texto que para além dessa função estrita, deixa no ar um interessante e polémico conjunto de interrogações e reflexões sobre religião. (ver destaque em "post" especial).
Na fase de perguntas e respostas, que cobriram a vida e a obra do escritor, dezenas de alunos e alguns professores animaram um debate vivo e participado que se prolongou para além do encerramento formal da sessão!
No final, como é de praxe, o autor autografou exemplares do livro aos interessados.
quinta-feira, setembro 21, 2006
Ano Novo vida nova na Biblioteca
É um prazer dar as boas vindas a todos os nossos utilizadores, numa Biblioteca ainda mais atractiva e espaçosa.
As áreas disponíveis estão com novo visual e mais amplas.
O Espaço Multimédia/Internet é um verdadeiro espanto. Visitem-nos e constatem!
Depois ofereçam as vossas sugestões, por favor.
Um Bom Ano Lectivo para todos, são os votos de
Ana Mendes (uma das professoras da Equipa Pedagógica)
As áreas disponíveis estão com novo visual e mais amplas.
O Espaço Multimédia/Internet é um verdadeiro espanto. Visitem-nos e constatem!
Depois ofereçam as vossas sugestões, por favor.
Um Bom Ano Lectivo para todos, são os votos de
Ana Mendes (uma das professoras da Equipa Pedagógica)
sexta-feira, abril 28, 2006
À Conversa com a Autora
Um dos Títulos em Destaque...
"Puff, aconteci! É assim que Maria afirma o instante da sua concepção. A partir desse momento, inicia o relato da mãe e das amigas desta.
Tudo contado pela voz de uma criança ainda na barriga da mãe. Dia a dia, emoção a emoção. Ora tenurento, ora divertido, ficamos a conhecer o quotidioano de Luísa, Matilde, Elsa, Catarina, Rosário.
Esta é a história de 5 mulheres cheias de defeitos e qualidades. Que enfrentam a vida com o coração e os olhos bem abertos. Como tantas outras mulheres com quem nos cruzamos.
Baseado em histórias reais, Azul Bebé revela um lado da vida feito de força e esperança."
quinta-feira, abril 27, 2006
Feira do Livro
segunda-feira, fevereiro 06, 2006
Mozart
Estamos no ano de comemorações do 250º aniversário do nascimento de Mozart.
No dia 27 de Janeiro, das 8 h às 22:30 h, todos os utilizadores da nossa Biblioteca se deleitaram com o som maravilhoso deste genial compositor, um vanguardista do Séc. XVIII cuja música, criada a partir dos quatro anos de idade, é hoje tão actual quanto a do mais moderno compositor dos nossos dias. Vem ouvi-lo! Há muito por onde escolher.
sábado, fevereiro 04, 2006
quinta-feira, fevereiro 02, 2006
O Grande Vencedor
Segundo Lugar
Terceiro Lugar
quarta-feira, fevereiro 01, 2006
Menções Honrosas
Cerimónia Informal
Presentes vários jovens artistas concorrentes e professores do Departamento de Artes e da Equipa Pedagógica da Biblioteca, promotora do Concurso. O ambiente era descontraído... A Senhora Presidente do Conselho Executivo, a nossa
Abelha Mestra, manifestou o seu regozijo pelo elevado número de participantes e pelos
excelentes resultados obtidos, desejando aos laureados um próspero futuro.
Entrega de Prémios
quinta-feira, janeiro 12, 2006
Difícil foi escolher
Subscrever:
Mensagens (Atom)